Comentário Salmos

 

 

Comentário judaico - Salmos 23 - Espanhol

Consuelo
El Salmo 23 afirma consuelo a lo largo del valle más sombrío. A veces, puede que parezca que solo al encontrarme en un valle sombrío puedo apreciar la sustancia espiritual que me rodea. La fe me recuerda que el consuelo es una cualidad del Espíritu que no depende de las condiciones ni circunstancias en mi vida.Esta conciencia también me ayuda a ser una fuente de aliento y serenidad para los demás. Puedo serlo cuando reemplazo el drama y el juicio con paz y amor. En cada oportunidad, aun a través de aparentes valles sombríos, encuentro tiempo para aquietarme y saber. Nada puede perturbar la calma que siento y la serenidad que comparto con otros.

Salmo 23:6
Sé que tu bondad y tu misericordia me acompañarán todos los días de mi vida, y que en tu casa, oh Señor, viviré por largos días. (F)

Tradução Português

O Salmo 23 afirma conforto em todo o vale mais escuro. Às vezes, pode parecer que apenas me encontrando em um vale escuro posso apreciar a substância espiritual que me rodeia. A fé me lembra que o consolo é uma qualidade do Espírito que não depende das condições ou circunstâncias da minha vida, e que essa consciência também me ajuda a ser uma fonte de encorajamento e serenidade para os outros. Eu posso ser quando substituo drama e julgamento com paz e amor. Em todas as oportunidades, mesmo através de aparentes vales escuros, encontro tempo para me acalmar e saber. Nada pode perturbar a calma que sinto e a serenidade que compartilho com os outros.”

 


Comentário judaico - Salmos 1.1

Feliz é o homem que não seguiu o conselho dos ímpios, King (rei) David começa o “Sefer Tehillim,” uma coleção de canções de louvor ao Senhor, concentrando-se no homem. Sua primeira ação é caminhar, em hebraico, halakh (הלך), e imediatamente após sair em sua jornada.
Este Salmo pode ajudar um cristão a caminhar sua jornada de fé mais consciente nesse mundo cheio de inimigos ímpios.

ele é forçado a decidir qual caminho deve seguir: justo ou iníquo, frutífero ou estéril. Esta “caminhada” nos lembra das primeiras palavras de Deus para Avraham, (Abraão) que o levou a viajar para a terra de Israel, lech lecha (לך לך), 'Vá em frente' (Gênesis 12: 1), e mais significativamente, kum hithalekh ba'aretz, Hb. ( קום התהלך בארץ) 'Levanta-te, anda pela terra' (Gênesis 13:17).

Davi pode estar nos lembrando que, embora louvar a Deus transcenda o tempo e o lugar, o livro de Sefer Tehilim (Salmos) foi escrito na terra de Israel, a antiga área de caminhada de nossos antepassados.

Esse comentário é diferente porque é um comentário da Bíblia hebraica, com seu conteúdo original em Inglês, transliterado para o português por Logostheos.


   

Comentário judaico - Salmos 23.6

O Salmo 23 apoiou o povo judeu durante os dias mais sombrios de perseguição e exílio. Ao longo dos séculos, nenhum assassino do mal ou terrível tragédia foi capaz de esmagar o espírito resiliente dos judeus, quando se lembram de que “você está comigo” (V 4).

O rei Davi certamente tem uma vida difícil. Enquanto ele nunca desiste da esperança, como ele sabe que Hashem está com ele, ele anseia por momentos em que possa viver confortavelmente na terra santa, quanto a “bondade e amor firme me seguirão todos os dias da minha vida”. Habitarei na casa de Hashem por muitos anos, aqui ele usa a palavra hebraica (v ושבתי ) habitar. No entanto, a palavra também significa “eu voltarei”. Aqui, o rei Davi ora não apenas para morar no palácio de Deus, mas para que ele seja encontrado digno de voltar à morar lá com frequência.

Comentários originais: The Israel Bible - tradução: Logostheos


 

Comentário judaico - Salmos 100

Como expressar um louvor de agradecimento a Hashem?

Este pequeno salmo oferece uma direção com abundâncias de verbos: grite, sirva, saiba, entre, agradeça e abençoe.

Apresenta sete diretivas para o homem ser capar de manifestar seus sentimentos de gratidão em ações, e ensina que se alguém experimenta a graça de Deus em algum lugar na terra, ele deve se levantar, cantar louvores, deixar os outros verem e ouvirem sua alegria, e finalmente, venham aos portões do Beit Hamikdash para se alegrar com os outros. Agradecer a Deus, e cantar para Ele, são maneiras de transmitir sentimentos de gratidão.

2. adora Hashem em alegria; Entre em Sua presença com gritos de alegria. (BJ) - “Sl 100:2 Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

Comentários originais: The Israel Bible - tradução: Logostheos


   

Comentário judaico - Salmos 128.6

Escavações na cidade de Yericho (Jericó) em 1936, revelaram restos de uma antiga sinagoga. Um nome mosaico foi descoberto com fotos de um Menorah (candelabro), um shofar (ram chifres) um lulav (ramo de palmeiras), e as últimas palavras desse Salmo, shalom al Ysrael (Que todos sejam bem com Israel – no literal, a paz seja com Israel)

A sinagoga foi datada por volta do sétimo século EC, durante o período bizantino. Centenas de sinagogas da era bizantina foram descobertas em todo o Israel, a maioria delas enfrentando Yerushalayim, e contendo vários artefatos demonstrando que as sinagogas prosperavam nos tempos antigos.

A sinagoga conhecida hoje, conhecida como “sinagoga Shalom Al Yisrael”, agora está sob controle da autoridade Palestina, e permanece em grande parte proibida aos judeus adoradores.

Observe que os judeus mesmo depois de tempos mantinham-se em adoração a Deus, buscando no Templo a Palavra do Senhor. Mas, depois da destruição em meados do ano setenta, esse mesmo Templo foi destruído pelos romanos, e dai permanece somente a parte denominada “Muro das lamentações”. O que também é novidade nas descobertas, é o fato de aparecer guardado no templo essas três coisas, um símbolo do três primeiros que o próprio Deus havia ordenado que também guardassem na Arca da Aliança, que por esse tempo já não havia mais entre os judeus, nem no templo; as Tábuas da Lei, o maná e a Vara de Arão.

Comentários originais: The Israel Bible - tradução: Logostheos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais em Logostheos