desigrejado

 

 

Desigrejados – um novo jargão em uso

 

Desigrejados Um estudo sobre o tema atual e as implicações desconhecidas daqueles que fazem tais usos desse jargão entre os crentes...

 

A questão evangélica cristã tem chegado a tanto ao extremo no século presente. Uns preferem o templocentrismo, e outros saem dele para se tornarem desigrejados. O que se nota até o momento é uma tentativa de busca de Deus por ambas as partes, e com isso um conflito tanto verbal como congregacional tende a si formar.

Grandes líderes já postaram na mídia sua indignação e defesa bíblica contra o movimento, que também tem crescido. Os cristão começaram a usar o termo para, de alguma forma tentar barrar o movimento, ou denegri-lo como igreja ou comunidade cristã. Por outro lado, os desigrejados tentam provar a sua defesa quanto ao uso e costumes adotados.

Por um lado a instituição tende a ser uma melhor maneira de expressar o verdadeiro sentido de uma igreja organizada, enquanto do outro, os desigrejados procuram espaço tentando sua autonomia na sociedade cristã. Mas o problema ainda está um tanto longe de chegar ao consenso geral de ambas as partes. Os dois grupos com a Bíblia na mão, tentam a todo custo defender a sua posição em textos estratégicos, ou doutrinas centradas na fé cristã.

Mas a questão tratada aqui é quanto ao termo usado. Seria correto usar um termo para tratar um grupo que está do mesmo lado do barco? Por quê o jorgão começa a ter sentido pejorativo? Qual a intenção ao usar o termo? Seria correto denegrir um irmão na fé, somente porque ele escolheu uma maneira de expressar a sua fé?

Como o termo ainda não se encontra nos dicionários, vamos examinar o mesmo segundo alguns que já tentam formular uma exegese para o termo. Encontramos em um Site as descrições:

desigrejado não é desviado. Desviado é alguém que se afastou de Cristo, já desigrejado é alguém que se afastou de uma igreja instituição, por ser livre e espontânea vontade, porém não se afastou de Cristo.

Desigrejado é alguém que deixou de frequentar uma igreja evangélica (templo), mas que não afastou de Cristo.

Desigrejado é alguém que mantém a sua comunhão com Cristo, mas que não tem um vínculo com a igreja instituição, qualquer que seja.

Outro termo que também está em uso, desigrejado não praticante.

O pastor Claudionor de Andrade escreveu:

Na leitura desse texto, conclui-se imediatamente: na Igreja Apostólica, não havia desigrejados; existia comunhão perfeita. Portanto, observemos a recomendação do autor sagrado aos que se iam desigrejando: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25).

Por conseguinte, quem se agrega ao Noivo, não pode deixar de congregar com a Noiva.

 

| Autor: Pr Claudionor de Andrade

O Reverendo Augustus Nicodemos:

Quando o uso o termo desigrejado, estou me referindo aquela pessoa que se professa crente em Jesus Cristo mas que não tem qualquer relacionamento sério com uma comunidade cristã que contenha o mínimo necessário para ser considerada uma igreja.

 

Os dicionários não elaboraram ainda um termo para desigrejado, mas encontramos alguns que se assemelham ao mesmo. Vamos expressar um deles aqui:

a) de·sa·gre·gar - Conjugar

1. Desunir o agregado.

2. [Figurado] Desligar, desassociar.


"desagregado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/desagregado [consultado em 20-06-2018].

 

Observe que o termo usado pelo dicionário priberam usa, (desunir, desligar, desassociar) expressões que podem ser ligadas ao termo desigrejado em segunda instância.

A expressão desagregado é uso no particípio passado. E o uso desagregamos é um indicativo do verbo presente.

Quando alguém uso o termo, eu desagreguei de tal igreja, seria o mesmo que dizer, eu desigrejei (nossa análise textual). Quando uma pessoa expressa o termo desigrejado, ele na verdade está querendo dizer que tal pessoa está desagregado de tal igreja, ou do Sistema Religioso. (estudo exegético extraído do dicionário priberam)

b) O Dicionário Dicio:

Significado de desgregar

Variação de desagregar.Etimologia (origem da palavra (desgregar). Des + do latim grege + ar.


Dicionário de sinônimos online:

6 sinônimos de desagregado para 1 sentido da palavra desagregado:

1 cortado, desassociado, despegado, desunido, dissociado, separado.

 

c) Dicionário informal:

Significado de Desagregado Por Dicionário inFormal (SP) em 26-05-2014

Desunido, cortado, separado, dissociado

Ex: Aquele grupo precisou ser desagregado pois os integrantes brigavam demais.

Quando abordamos esse fato, necessário seria apoiar em um termo correto, mas não foi o que aconteceu. Quando começaram a usar o termo, na verdade havia um intento por trás do palavreado. Não temos ainda uma verdadeira identificação de trais precedentes, mas pelo fato de muitos líderes ter suas próprias visões sobre o termo ainda não temos uma concordata sobre o termo na terminologia exegética. Assim, quem está do lado dos desigrejados tende a usar uma defesa aos que estão do outro lado que usam o termo de modo pejorativo e intencional.

O dicionário Houaiss usando o termo desagregado diz:

Adj. Que se desapegou

1. Separado em partes; decomposto em suas partes constitutivas.

2. Em que foram destruídos os princípios de unidade e coesão.

 

Notamos então que o termo em si mesmo não se encontra nos léxicos da língua portuguesa, o que nos mostra também que o mesmo usado na linguagem evangélica é um termo inadequado se tratando da etimologia, e que esse mesmo termo pode ser um jargão até certo ponto.

O problema do uso de jargões, está no fato do seu uso ser frequente no meio cristão, mas na verdade muitos deles não tem uma coerência linguística adequada, e os usuários de tais jargões quando faz uso de alguns, na verdade está fazendo um argumento maldoso ou intencional. O fato de denegrir a outros pode ser através de um jargão, e esse pode ser o caso em questão.

Outro problema pode estar na causa de quem usa tais jargões, na verdade quem faz uso dos mesmos não tem conhecimento adequado do significado usual do termo. Vamos colocar aqui as expressões léxicas do termo pelo Dicionário Houaiss.

Jargão – Substantivo masculino

1. linguagem viciada, disparatada, que revela conhecimento imperfeito

Observe que os estudiosos já preveem que é uma linguagem que não é coerente o seu uso, e que, os que tais o usam deixam transparecer um “conhecimento” na fala, ou verbal e pouca influência na linguagem correta a ser usada.

 

Desagregado seria a forma correta para os usuários, mas infelizmente muitos não se preocupam com a locução, nem mesmo com os resultados, o que leva a frente o uso de tais jargões mesmo se tratando dos evangélicos. A maioria que tem usado o termo, mesmo cristãos, estão no uso em denegri-lo a outros, pois se trata de pessoas que deixaram o convívio de uma organização cristã, para uma reunião simples sem o vínculo usual. Daí o termo é usado para, de alguma maneira denegrir aqueles que fazem parte desse grupo.

Um outro problema que os crentes não preocupam muito, é o fato de estar em desacordo com as leis do país, e com isso muitos estão contrariando uma das leis denominada “Crimes contra a honra” que está no nosso Código Penal, artigo 139, que diz: “139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Parágrafo único - A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.”

O problema é que a maioria também dos próprios crentes desconhece tais prerrogativas que poderia ser usado, como mostra o Site Jus Brasil:

Quem foi vítima desse tipo de crime, tem um prazo de seis meses para formalizar a queixa, contando a partir do dia que você tem conhecimento de quem é o autor da ofensa. Mas se você desconhece o autor do crime, é necessário comunicar à polícia para que o fato seja investigado.

Respeitando esse prazo, é possível ajuizar uma ação penal ou indenizatória reunindo provas suficientes e contratando um advogado. Se o prazo de seis meses não for cumprido, a ação penal já não poderá ser encaminhada, restando apenas a possibilidade de ação civil de indenização por danos morais, com prazo de três anos da data da ofensa.

Se você precisar encaminhar alguma demanda referente a um crime contra a honra, procure um advogado sua confiança especializado em direito penal. Ele certamente estará preparado para lhe orientar no que for necessário.