SaidadoÊxodo

 

 

Comprovada saída do Êxodo quando os hebreus deixaram o Egito

 

 
  • “ Uma evidência do relato bíblico do Êxodo pode ter sido encontrada nas escavações perto do rio Jordão".

EGITO - Segundo a Bíblia, os israelitas foram levados por Moisés do Egito para a terra prometida de Canaã, que inclui Israel nos tempos modernos. No entanto, muitos estudiosos questionaram a falta de bases históricas que demonstram a travessia dos hebreus. O documento contraria investigações de estudiosos.

A localização indicada pelos arqueólogos é Khirbet el-Mastarah no Vale do Jordão, que atravessa Israel, a Jordânia, a Cisjordânia e chega ao sopé das Colinas de Golã.

De acordo com David Ben-Shlomo, arqueólogo da Universidade Ariel, esta pode ser a primeira evidência da história bíblica. 'Não provamos que esses campos são do período dos primeiros israelenses, mas é possível', disse ele ao jornal britânico Daily Express, na terça-feira. Arqueólogos Ben-Shlomo e seu parceiro de escavação nos EUA, Ralph Hawkins, da Universidade Averett, estão analisando se as ruínas são consistentes com um povo nômade recém-chegado.

Entre as ruínas se encontrou uma espécie de muro baixo que se creem que foi utilizado como um cercado de pedras rudimentares para animais, uma prática dos nômades. Arqueólogos disseram que isso poderia explicar por que os fragmentos de cerâmica foram encontrados fora e não dentro das paredes de pedra. “O solo das estruturas estava praticamente vazio de descobertas e, portanto, não poderíamos datá-las por métodos arqueológicos convencionais”, disseram eles.

Nos assentamentos beduínos, as pessoas vivem em barracões feitos de [materiais] perecíveis que são realocados para cada estação, de modo que os artefatos não podem ser associados à arquitetura de pedra. Então, as estruturas poderiam abrigar animais, e não pessoas, que viviam nas lojas ao redor deles”, acrescentaram.

Agora os arqueólogos estão trabalhando para confirmar se o local é tão antigo quanto eles suspeitam. Amostras de solo de Khirbet el Mastarah foram enviadas para análise e amostras das paredes de pedra serão submetidas a testes que podem revelar sua idade. Os resultados são esperados em alguns meses.

Arqueólogos também estão planejando escavar perto de Uja el-Foqa, que fica em uma colina com vista para o vale de Jericó, para determinar se o local pode estar ligado ao assentamento israelense na região.

 No entanto, o trabalho ainda apresenta desafios - os arqueólogos precisam encontrar mais pistas culturais do que o lugar realmente pertencente aos israelitas. “É difícil, uma vez que muitos aspectos da cultura de diferentes grupos (a leste ou a oeste do rio Jordão) podem ser muito similares ou não suficientemente indicativos”, disse Ben-Shlomo.

 

 


 

 

 

Leia mais em Logostheos