Tribo judaica em Uganda

 Participe do Grupo no Facebook e acompanhe as publicações
 
 

 

 

 

Uma tribo judaica em Uganda

 

Agora, pois, nosso Deus, o grande, poderoso e temível Deus, que guarda aliança e firmeza de amor, não pareça pouca dificuldade para todos vocês que vieram sobre nós, sobre nossos reis, nossos príncipes, nossos sacerdotes nossos profetas, nossos pais e todo o teu povo, desde o tempo dos reis da Assíria, até o dia de hoje”.” Neemias 9:32 (The Israel Bible ™)

Em 1976, um avião da Air France com 248 passageiros foi sequestrado a caminho de Tel Aviv para Paris. Os sequestradores levaram o avião para Entebbe, Uganda – local onde Israel lançou uma das mais ousadas missões de resgate da história militar. Lugar onde Yoni Netanyahu, irmão mais velho do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, foi morto em ação.

Uma equipe de judeus retornam a Uganda para rever seus irmãos, no segundo dia bem cedo, começa com orações, bênçãos da manhã, as mesmas que recitamos em casa em Israel, depois os salmos matutinos são cantados, em uma mistura de hebraico e sua língua tribal local ao ritmo de tambor africano.

A tribo com cerca de 3 mil pessoas está a leste de Uganda. Aproximadamente 100 anos trás,um general britânico foi nomeado para cuidar da África Oriental. Um dia, ao ler a Bíblia ele perguntou: “Por que não circuncidamos nossos jovens do sexo masculino?”, então ele circuncidou a si mesmo e a sua família. Depois disso foi perseguido, caluniado e assediado por vizinhos católicos; mas a sua fé judaica permaneceu firme. Nos últimos 20 anos, os rabinos vieram e realizaram conversões oficiais para eles, e agora vivem em harmonia.

Hoje no local há tanques de água potável, e o governo instalou bombas manuais para que as pessoas tenham acesso a água limpa, mas antes não foi assim.

Essa comunidade explicou para os visitantes, que lhes perguntou: “como eles mantinham a comida quente no Shabat (Sábado), eles disseram que comem comida fria, porque não têm como aquecê-la”. Eu conheci uma garota de 14 anos chamada Ruth. "Por que você só tem um sapato?", Perguntei. "Sem dinheiro", veio a resposta. Então, quanto custam os sapatos? Cerca de 5.000 xelins - ou pouco mais de US $1.

 

Original em Inglês: AY Katsof é o diretor do Coração de Israel - uma organização pioneira que está comprometida em se estabelecer na Terra Prometida Bíblica.

Tradução para o português, Logostheos e Seguidores do Evangelho