A Estrela de Belém e o judaísmo

 Participe do Grupo no Facebook e acompanhe as publicações
 
 

 

 

 

A Estrela de Belém e o judaísmo

 

O natal sempre é tido como o aparecimento de estrelas, um dos símbolos cristãos. Seu simbolismo é uma aparência descrita no Novo Testamento, fontes na literatura escatológica judaica, descreve a chegada do Messias.

A estrela de Belém mencionada no Evangelho do NT, Mateus, é descrita como uma aparência notável, e inspirados pela estrela, os “sábios do Oriente” vão a Israel, e perguntam ao rei Herodes: “Onde está aquele que nasceu rei dos judeus?”.

E você, ó Beit Lechem de Efrat, Menos entre os clãs de Yehuda, De você um virá para governar Yisrael para mim - um cuja origem é de antigamente, desde os tempos antigos. ( Miquéias 5: 1)

A estrela de Belém tornou-se uma características central da história do nascimento de Jesus, e aparece com destaque nas próximas festas denominadas, natal. Alguns teólogos cristãos acreditam que a estrela cumpriu uma profecia, conhecida como a profecia da estrela baseada no Livro de Números:

Eu o vejo, mas não agora; Eu o vejo, mas não perto; ali sairá uma estrela de Yaakov, e um cetro se elevará de Yisrael, e ferirá pelos cantos de Moab, e derrubará todos os filhos de Seth. (Números 24:17)

Na teologia judaica, este verso foi interpretado pelo rabino Moses bem Maimon, conhecido por Moimônides, e pela sigla “Rambam”, principal autoridade da Torá do século XII. Segundo ele, quando esta estrela aparece, é uma prova de que o Messias virá um dia, e esse Messias virá de Jacó, e especificamente de Judá.

Essa profecia também foi aplicada por Simão Bar Kokhba, líder da segunda revolta judaica de 132 EC, cujo nome significa “filho de uma estrela” em aramaico.

"A estrela de Jacob é inegavelmente uma parte forte da escatologia judaica", disse Nekrutman ao Breaking Israel News . “Se o versículo sobre a Estrela de Jacó é ou não a base para Mateus, uma das seções mais orientadas para o judaísmo do Novo Testamento, é o foco de um debate sério na academia.”

Já os Nekrutman observou que, apesar da estrela de Jacó ter usa fonte na narrativa judaica messiânica, não era tão proeminente quanto sua contraparte cristã.

"Agora que estamos na Terra de Israel e temos um Estado judeu, a Estrela de Jacó pode agora ser vista mais à luz da escatologia judaica e sua relevância para o futuro Messias dos judeus", concluiu Nekrutman.

 

Texto Inglês Original: Adam Eliyahu

Tradução para o Português: Logostheos e Seguidores do Evangelho